Jogo (Agência): mudanças entre as edições

De Wiki Petercast
Ir para navegação Ir para pesquisar
Sem resumo de edição
Linha 22: Linha 22:
* [[Vitória (partida) (Agência)|Vitória (partida)]]
* [[Vitória (partida) (Agência)|Vitória (partida)]]


[[Category:Agência]] [[Category:Elementos e dinâmicas]]
[[Category:Agência]] [[Category:Elementos e dinâmicas (Agência)]]

Edição das 17h03min de 8 de agosto de 2019

Segundo o CNA (1.1), "Um jogo de Agência é uma competição com base no Deck principal de Agência (no mínimo) e nas regras do manual de Agência". Segundo o manual, "Um jogo de Agência é dividido em partidas", e "vence o jogo quem tiver mais conquistas em 3 partidas", embora "Mais partidas [possam] ser jogadas para desempates".

O manual também explica que "o jogo envolve no mínimo 3 e no máximo 6 jogadores, organizados em um círculo", e que "No início do jogo, uma ideologia é sorteada para cada jogador".

História

Até a versão 4.190617, jogos de Agência não tinham uma duração definida. Até a versão 3.181205, em jogos "com contexto" (ou, em versões ainda anteriores, no "modo Bourdieu") o único limite de partidas estava no número de jogadores em relação ao campo - o que tecnicamente não era limite algum, pois um jogo poderia se prolongar indefinidamente se os jogadores invertessem suas posições continuamente em vez de subir em direção à última linha do campo (condição de vitória). Já em jogos "sem contexto" (ou no "modo simples), os jogadores simplesmente determinavam a cada jogo um número de vitórias em partidas necessário para a vitória. A versão 3.181205 juntou as duas formas de jogar em uma só, mas mantendo a dinâmica de campo. Com a introdução da dinâmica de conquistas na versão 4.190617, os jogos de agência ganharam uma duração menor, mais bem definida e mais previsível.

Significado

Se toda a dinâmica de Agência está relacionada à dinâmica social, um jogo poderia ser entendido como um período mais amplo de interação entre indivíduos e grupos sociais, com seu resultado representando quem "se deu melhor" ao final das partidas (teve mais conquistas).

No entanto, embora as ideologias dos jogadores se mantenham de uma partida para outra (estabelecendo a continuidade), o fato de que de uma partida para a outra as estruturas mudam pode indicar que as partidas tratam de contextos completamente diferentes. Nesse sentido, um jogo poderia representar como atores de uma certa ideologia ou com uma certa postura se saem diante de diversas circunstâncias (sociedades).

Ver também