Editando Discussão:Agência (Jogo)

Ir para navegação Ir para pesquisar
Aviso: Você não está conectado. Seu endereço IP será visível publicamente se você fizer alguma edição. Se você fizer login ou criar uma conta, suas edições serão atribuídas ao seu nome de usuário, juntamente com outros benefícios.

A edição pode ser desfeita. Verifique a comparação abaixo para verificar se é isso que você deseja fazer e, em seguida, publique as alterações abaixo para terminar de desfazer a edição.

Revisão atual Seu texto
Linha 1: Linha 1:
==Changelog==


===2.180606.3===
=====Último turno=====
Todas as cartas que fazem referência à ideia de "último turno" têm que ser trocadas, porque cartas que alteram o fluxo de jogo deixam dificuldades enormes de interpretação. Isso evitar que os jogadores tenham que se referir ao glossário para entender o que fazer quando uma dessas cartas entra em efeito. Assim, toda expressão "no último turno" foi trocada para "desde a sua última jogada" (compreendendo que o 'sua' ainda deixa espaço para alguma ambiguidade, mas nem tanto). Cartas afetadas:
* Leis trabalhistas
* Moralidade escrava
* Pão e circo
* Legislação ambiental
* Associação Internacional dos Trabalhadores
* Retórica sofista
* Teoria queer
* Culto militarista
* Mais-valia (corrigindo "sua" para "a sua")
====="Mais de um"=====
Havia uma inconsistência quanto à linguagem que se usava para se referir a "mais de 1 jogador". As cartas Alianças estratégicas, Processo decisório com base em consenso, Totalitarismo, Amor Livre, Interseccionalidade e Secularismo foram modificadas para se referir a "mais de 1 jogador".
=====Cartas deprecadas=====
* A pessoa certa no lugar certo (não é estrutura social; de fato o elemento da sorte no jogo tem a ver com as cartas que você compra ou com os erros dos adversários);
* Hubris (não é estrutura social; e se de fato é hubris que o jogador tem isso vai se revelar em sua desgraça posterior ao longo da partida / do jogo);
* Hamartia (não é estrutura social; e se de fato é hamartia o jogador vai descobrir sua falha ao longo da partida / do jogo);
* Sucesso profissional (não é estrutura social; e se de fato houver sucesso, o jogador vai ganhar a partida / o jogo);
* O julgamento da história (não é estrutura social e de qualquer forma todo o sentido de que a história é escrita pelos (e portanto "julga" a partir da perspectiva dos) vencedores é contrária ao que a carta traz. Realmente tem mais a ver com a moralidade escrava.
* O imponderável (não é estrutura social e realmente tem a ver com a imprevisibilidade das consequências de certos atos dos jogadores; o fato de ela ser uma estrutura é completamente avesso ao que ela deveria representar);
* Desenvolvimento sustentável (já existe legislação ambiental)
=====Cartas modificadas=====
* Falência vira Recessão econômica (Porque falência não é estrutura social; no máximo é o tipo de legislação que permite que indivíduos e empresas "abram falência", mas isso é muito específico);
* O efeito de perseguição política entra em repressão policial (Vai perseguir com o que, afinal?), e perseguição política deixa de existir.
* Momento histórico: agora altera o campo também.
* Novo paradigma: mudou efeito para "as próximas duas jogadas ativam crises"
* Resistência guerrilheira: Adicionado o efeito "(Não é possível estabelecer uma hegemonia)".
* A máquina política de propaganda: Adicionando o efeito "Altere o status ideológico de 1 jogador".
* Indústria cultural e mídia de massa: a sociedade do espetáculo!: Adicionando o efeito "Altere o status ideológico de 1 jogador".
* Fim da história: adicionando o efeito "(Não é possível alterar status ideológicos)".
* Guerra fria: Adicionando o efeito "Altere o status ideológico de 1 jogador".
* Guerra civil: Adicionado o efeito "(Não é possível estabelecer uma hegemonia)".
* Ciência militante: Adicionando o efeito "Altere o status ideológico de 1 jogador".
* Teoria queer: Adicionado o efeito "(Não é possível estabelecer uma hegemonia)".
* Assassinatos políticos: Removendo o efeito "Descarte 1 carta"
* Terrorismo: Efeito modificado para "o próximo a jogar compra 1 carta" (Reasoning: não e tão efetivo assim pra prejudicar alguém).
* A contrarrevolução: Efeito modifiado para "Entregue 2 cartas para cada jogador que alterou uma estrutura na partida."
* A carta "Ação direta" é renomeada como "Ação direta e grupos de afinidade", e tem novo efeito: "Você e um adversário escolhem 1 carta cada do monte para comprar e descartam 2 cartas. Embaralhe o monte.".
* A carta "Anarcossindicalismo" é renomeada como "Representação imperativa e revogável", e tem novo efeito: "Todo jogador pode vetar alterações estruturais ou no campo feitas por um jogador com menos cartas.".
* Transvaloração dos valores: Novo efeito: "Todo jogador pode vencer ao descartar mais cartas do que tem à mão."
* Reformismo: Novo efeito: "(Não proponha ou apoie revoltas) Altere uma estrutura".
* Liberdade de imprensa e expressão: Novo efeito: "Descarte 1 carta. Todos entregam 1 carta na direção do fluxo do jogo. Proponha uma alteração estrutural, ideológica ou no campo. Ela deve ser aprovada por um adversário para ser bem-sucedida."
* Mobilidade social: Adicionando o efeito "Faça uma alteração no campo."
* Representatividade sociopolítica: Novo efeito: "Faça uma alteração no campo. O jogador mais baixo no campo descarta 1 carta.".
* Ações afirmativas: Adicionando o efeito "Faça uma alteração no campo."
* Altas taxas de analfabetismo: Adicionando o efeito "Revoltas só podem rearranjar estruturas ou descartar cartas marcadas."
* A carta "Estado democrático de direito" é renomeada como "Democracia contestatória", e tem novo efeito: "Todo jogador pode solicitar que o(s) jogador(es) com menos cartas vetem uma alteração estrutural.".
* Feitiçaria: Novo efeito: "Todo jogador que chegou a ter durante a partida atual ou tem agora apenas 1 carta na mão compra 1 carta."
* Moralidade escrava: Novo efeito: "O jogador com mais cartas vence a partida."
* A carta "Distopia pós-apocalíptica" é renomeada como "Pandemia" (Afinal, distopia é os jogadores que fazem a depender das cartas que colocam na estrutura...).
* A carta "Sobrenome tradicional" é renomeada como "A tradicional família nuclear".
* A carta "Flagelo do imperialismo" é renomeada como "Imperialismo", e tem novo efeito: "(Você pode vetar qualquer alteração estrutural, exceto a que substitui esta carta.) Descarte 1 carta.".
* A carta "Dupla jornada" é renomeada como "Trabalho precarizado".
* A carta "Epifania e conversão" é renomeada como "Proselitismo", e tem novo efeito: "(Alterações ideológicas só podem ser feitas para inserir cartas da sua ideologia na sociedade.) Troque 1 carta com o próximo a jogar.".
* A carta "Exploração espacial" é renomeada como "Caminhada lunar", e tem novo efeito: "Compre 2 cartas. Descarte 3 cartas. Faça uma alteração no campo."
* Júbilo da dívida: Novo efeito: "O(s) jogador(es) com mais cartas descartam 2 cartas."
* Estatuto do desarmamento: Novo efeito: "Nenhum jogador poderá entregar mais de 1 carta por jogada (não afeta outras ações, como descartes ou compras). Não causa crise.".
* Polarização política e O fim da história trocaram de efeito geral.
* Materialismo dialético vai para o deck teórico; nova carta no deck principal, da ideologia "vanguarda do proletariado", Economia planificada (Efeito: O jogador mais alto no campo altera uma estrutura.). Novo efeito do Materialismo dialético: "O jogador com mais cartas altera a estrutura do jogador com menos cartas.".
* "Ciência militante" é renomeada como "Teoria crítica", e teoria crítica deixa de fazer parte da ideologia "vanguarda do proletariado" (Ciência militante é apenas um jeito depreciativo de comentar pesquisas críticas, ou uma forma apropriada para algumas delas que de alguma forma falham critérios de cientificidade, mas de qualquer jeito não é tão relevante quanto a ideia geral de teoria crítica).
* Confederalismo autogestionário é renomeada como Anarcossindicalismo autogestionário, sai do deck social para o deck principal.
* Processo decisório com base em consenso sai do deck social para o deck principal. Pedagogia libertária e justiça restaurativa saem do deck principal e vão para o deck social.
* Assembleia Constituinte: Novo efeito: "Altere 2 estruturas, uma das quais esta mesma. Compre 2 cartas.".
* Sufrágio Universal Obrigratório: "(Toda alteração estrutural feita através da carta Liderança deve ser votada, e só entra em vigor se contar com a maioria dos votos (empates não aprovam).) Compre 1 carta.
==Roadmap==
=== Versão 3.x ===
Ver como fazer caixas / embalagens
* Essa: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-869515124-kit-50-caixas-papelo-branco-11c-x-7l-x-5a-pequenos-objetos-_JM
* Ou essa: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-871532710-50-caixas-papelo-branco-11cmc-x-7cml-x5cma-pequenos-objetos-_JM
* Para o deck completo, esta deve servir: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-980911054-caixa-papelao-pequena-20-x-11-x-5-fardo-com-50-unidades-_JM - só que o frete é caro, pesquisar por outra com dimensões semelhantes
=== Versão 4.x ===
* Pensar na possibilidade de cenários.
=== Versão 5.x ===
* Intl: versões em inglês, espanhol, esperanto...
==Eventuais distribuidores==
* Pessoal que cria games na UFSC (Rotfather).
* Galápagos jogos

Para editar esta página, por favor responda a questão que aparece abaixo (more info):

Cancelar Ajuda de edição (abre numa nova janela)