Roun-u-joss (Controlados)

De Wiki Petercast
Ir para navegação Ir para pesquisar

Roun-u-joss é uma cidade da região leste de Heelum. A jir central localiza-se no meio do Rio Sudeste, mas seu território é amplo e abrange toda a extensão final do rio. A cidade possui duas fortalezas e um porto, sendo considerada uma das maiores potências navais e militares de Heelum. Em na-u-min, Roun-u-joss significa "colina ensolarada".


Pronúncia do nome da cidade ("Rounujóss")

Fundação e Primeira Guerra[editar]

Roun-u-joss foi a quinta cidade a ser fundada em Heelum. Seguindo a perspectiva de Al-u-een no dilema do retorno, seus colonizadores resolveram criar a cidade como um ponto final: é ali que viveriam e construiriam suas vidas, sem pensar apenas em voltar para a Cidade Arcaica - ou sem pensar nisso de forma alguma.

Durante a Primeira Guerra a cidade fez avanços significativos na exploração do mundo: tornou-se a primeira cidade a realizar uma viagem naval, descobriu e catalogou o território da região Sudeste, e na fase militarista que se seguiu à Nova Ameaça realizaram uma importante parceria com Al-u-tengo e Al-u-een para fortalecer seus armamentos. Na Fase de Aventuras, foram diretamente responsáveis, junto a Kor-u-een e Den-u-pra, pela colonização de Torn-u-een e Den-u-tenbergo, e indiretamente responsáveis pela fundação de Prima-u-jir.

Segunda e Terceira Aurora[editar]

Com a falta de comunicação, os laços comunitários dentro de Roun-u-joss tornaram-se mais fortes que nunca. Ainda assim, através de interações marítimas a cidade recuperou mais cedo que muitas outras os laços com seus vizinhos - em especial Rouneen e Al-u-een, sendo que para esta última foi construída uma estrada tão logo quanto possível. Não demorou muito para que relações com Kerlz-u-een, Kor-u-een e Den-u-pra fossem novamente costuradas. O último desenvolvimento, já no final desta fase, em termos de conexão com outras cidades, foi a construção da estrada que leva da Cidade Arcaica - agora recolonizada - ao Leste.

Foi na Segunda Aurora que a goma escura foi desenvolvida em Roun-u-joss; isso trouxe um grande desenvolvimento comercial para a cidade, mas mesmo assim a posição geral no debate do ouro foi de desaprovação. Diferentemente de Al-u-een, contudo, que propunha que a cidade mantivesse um registro do ouro possuído pelas pessoas, Roun-u-joss defendia um controle total e comunitário, por parte da cidade, sobre a totalidade do ouro que circulasse até ela e a partir dela.

Da Quarta à Aurora da União[editar]

Roun-u-joss foi uma das cidades que iniciou a resistência às doenças da noite sem a ajuda dos magos, mas a recebeu de qualquer forma. O ódio que a cidade nutre em relação aos magos viria mais tarde, com as Guerras Modernas.

Guerras modernas[editar]

Roun-u-joss participou com grande proeminência da Primeira e da Terceira Guerra Moderna. Na Primeira, foi fundamental para conter os exércitos de Mosves ao Sudoeste de Heelum; na Terceira, lutou ao lato de Al-u-een para não deixar que o exército central de Napiczar se espalhasse para o Leste.

Acontecimentos do primeiro e do segundo livro[editar]

Cuidado! Você pode sofrer spoilers para o Volume 2 da Série Controlados se continuar a ler! Para ler o segundo volume da Série Controlados, é gratuito: leia online ou baixe o livro em PDF ou ePub neste link.

Durante a Guerra da União, Roun-u-joss dá apoio militar a Kor-u-een, no sudoeste, e investe contra a Cidade Arcaica com Al-u-een. É violentamente derrotada, contudo, a partir do covarde uso das esferas de bronze. O exército da cidade ainda aceita se enfraquecer na premissa de defender Al-u-een (Batalha de Al-u-een), mas acaba derrotado e resta sozinho, enfraquecido, contra um exército que não hesitará em usar suas esferas de bronze contra os guerreiros. Acaba dominada por último, sua queda encerrando a Guerra da União.

Capítulos com a cidade como cenário[editar]

  • Volume I
  • Volume II
    • A cidade não é cenário de nenhum capítulo no Volume II
🗺 Você está navegando pela Wiki Petercast! Há várias subwikis, e portanto não se confunda: para voltar à página principal do Neborum Online, clique no link do submenu Neborum Online na barra à esquerda!