Minérios (Controlados)

De Wiki Petercast
Ir para navegação Ir para pesquisar

Os minérios constituem um mistério de Heelum. São pedras com características especiais, ativadas por ações diferentes, sendo (no tempo em que a narrativa da série começa) amplamente utilizadas em toda Heelum. São geradas em simbiose com as plantas, e no universo da série o termo os distingue dos minerais (como os metais).

História

Minérios são pedras com efeitos variados. Foto por Mauro Cateb (Flickr).

Os minérios foram descobertos mais ou menos simultaneamente em várias partes de Heelum, de modo que não há como saber exatamente quem as descobriu, em que circunstâncias, e onde. A notícia foi chegando em volumes em todos os cantos, e as pessoas aos poucos descobriam seus efeitos e a forma de usá-los.

A descoberta dos minérios e o reconhecimento de seus efeitos foi tão importante que este momento foi escolhido como o marco para uma nova era: essa descoberta inicia a fase da história de Heelum conhecida como Terceira Aurora. Demorou-se algum tempo para que as pessoas reconhecessem nos minérios a expressão de mais um mistério de Heelum, e mais ainda para que o conhecimento em torno deles fosse organizado e distribuído. Estando ainda em uma fase de pouca comunicação entre as cidades após a queda da rede de luz, um esforço colossal foi feito por parte de Ia-u-jambu para conduzir estudos em relação aos efeitos dos minérios. A cidade, aliás, ainda (à altura da narrativa dos livros) pesquisa muito sobre minérios. Por mais que o conhecimento sobre minérios esteja enormemente mais difundido do que, digamos, a magia, ainda há falta de informação quanto ao uso de alguns tipos de minérios.

Cultivo

Os minérios não são encontrados em montanhas, encrustados em rochas, etc. Não são, como os minerais, "minerados". São, em vez disso, cultivados.

Para que um minério se desenvolva, é preciso colocar um minério perfeito íntegro (perfeito no sentido de que é funcional; íntegro no sentido de que não foi danificado ou utilizado) deve ser colocado na terra junto à semente de uma árvore, especialmente árvores de madeira menos flexível. Depois de alguns rosanos de desenvolvimento o tronco da árvore crescerá e nela se desenvolverão dezenas de minérios iguais aos colocados junto à semente.

Os primeiro minérios surgiram espontaneamente (e em bem menor quantidade) no meio de alguns troncos de árvores; esta é uma forma encontrada através de estudos para acelerar a "produção". De qualquer forma, a atividade continua sendo uma plantação de longo prazo, e por isso - e pelos interesses políticos sobre muitos tipos de minérios - a atividade costuma ser fortemente regulada e fiscalizada. Embora esta forma de controle seja um limitante da incidência de minérios, eles mesmos não surgem de forma igual; o surgimento espontâneo produz, estatisticamente, minérios mais raros que outros.

Tipologia e dinâmica

"Lamar sabia que os minérios pentagonais, discos razoavelmente espessos — mas ao invés de circulares, contendo cinco lados retos e iguais — geravam luz. Sabia que a corvônia, material extremamente resistente e invariavelmente negro, era obtida através de um minério octogonal — o único com este formato, roxo e translúcido. [...] Queria logo chegar em casa e receber, na medida do possível, o carinho e o cuidado de Myrthes e de Ramon, e depois, se conseguisse, dormir como um minério." - A Aliança dos Castelos Ocultos, Capítulo 2

Os minérios possuem funções identificadas de acordo com seus formatos e com suas cores. Alguns minérios possuem nomes populares, mas o nome técnico é formado pelo nome de seu formato, seguido de sua cor e do nível de transparência. Os minérios costumam ter de 3 a 10 centímetros de diâmetro.

Minérios hexagonais

Os minérios hexagonais são também conhecidos como minérios de cura, pois seus efeitos relacionam-se à cura de doenças e problemas de saúde e forma física em geral. Desde então, com efeito, a forma hexagonal foi adotada como parte fundamental do símbolo da prática médica.

"Sentiu com aguda clareza um puxão violento que Caterina deu em seu corpo para afastá-lo do de Rouguer, e começou a perceber que ela apertava um objeto duro e levemente áspero nos machucados que antes lhe afligiam. Lentamente abriu os olhos. Caterina, visivelmente aliviada, o envolvia nos braços. Kerinu experimentou se levantar e, para sua surpresa, conseguiu sentar sem problemas ou dores. Virou o corpo para Caterina, encostada aos pés da cama, e ela lhe mostrou o que trazia na mão direita: metade de um minério dourado de seis lados." - A Aliança dos Castelos Ocultos, capítulo 60

Tipologia

  • Hexagonal Vermelho Translúcido - Cura queimaduras, com efeito imediato. A cura não retorna a pele ao estado anterior, deixando algumas marcas. Em pessoas que não apresentam queimaduras, não há efeito. Esse minério, em condições de surgimento espontâneo, é raríssimo; mesmo quando cultivado, não é costume que surjam muitos deles em cada tronco.
  • Hexagonal Azul-claro Translúcido - Elimina a febre. Em pessoas não-febris, não há efeito. É um minério comum.
  • Hexagonal Prata Opaco - Cura a dor de cabeça. Em pessoas sem dor, não há efeito. É um minério comum.
  • Hexagonal Azul-escuro Opaco - Esquenta o corpo. Em pessoas que já estão sentindo muito calor, não há efeito. É um minério pouco comum.
  • Hexagonal Ouro Opaco - Fecha ferimentos perfuratórios, e também cura eventuais danos a órgãos internos. Em pessoas sem esses ferimentos, nada ocorre. É um minério raro.
  • Hexagonal Verde-claro Translúcido - Cura hematomas e dores musculares. Nenhum efeito em pessoas sem tais problemas. Pouco comum.
  • Hexagonal Roxo e Verde-escuro Opaco, também conhecido como Talismã - Destrói as doenças da noite. Antes da fase da Aurora da União era raríssimo e ninguém conhecia qualquer efeito que pudesse ter, mas depois tornou-se comum em Heelum devido ao cultivo intensivo, instituído justamente para combater a epidemia.

Uso

Os minérios hexagonais costumam ser frágeis, mas quando quebram trincam na metade ao invés de se despedaçar (quando quebrados com o devido cuidado). Quando ocorre a quebra, o minério gera uma espécie de nuvem de poeira a partir de seu interior; é essa substância que provoca o efeito.

Armas

Os minérios hexagonais podem ser derretidos e misturados ao metal quando este estiver sendo usado para forjar armas. Aquele que empunhar uma arma fortalecida por minérios hexagonais poderá usá-la para libertar seu poder de cura. Entretanto, o poder é significantemente mais fraco e, mediante o uso dessa função, a espada vai perdendo esse poder ao longo do tempo até que não mais o possua.

Irregularidades

É possível que alguns minérios cresçam em formato irregular (um hexágono irregular). Esses minérios não possuem efeito, ou seu efeito é muito limitado; não oferecem, contudo, perigo.

Minérios heptagonais

Estes são conhecidos também como minérios-veneno.

"O roubo. Maxim, o vendedor de minérios da Cidade Arcaica, que foi morto também. — Alguns balançaram a cabeça, confirmando conhecer o caso perante o olhar inquisidor do espólico e seu escuro bigode de cerdas pontiagudas. — Pelo que encontraram quando o viram na loja dele, alguém deve ter levado alguns minérios de sete lados de lá..." - A Aliança dos Castelos Ocultos, Capítulo 51

Tipologia

  • Heptagonal Laranja e Preto Opaco - Veneno letal para animais. O único tido como imune é o Yutsi. É pouco comum.
  • Heptagonal Marrom e Verde Opaco - Veneno letal para humanos. Sem efeito em animais. É raro.

Uso

O minério laranja e preto opaco deve ser derretido e integrado a algum líquido quente que o animal beba. No caso do marrom e verde ele não precisa ser derretido; basta que entre em contato com um líquido. No entanto, para que ele tenha realmente um efeito fatal (ao invés de simplesmente intoxicante), é preciso que se misture com o sangue de outra pessoa que não aquele que beber o veneno.

Octogonal Roxo Translúcido

É o único minério octogonal, e não possui função exclusiva ao seu formato - isto é, o tipo de coisa que ele faz outros minérios, de diferentes formatos, fazem. Ele transforma madeira, mediante fricção, em Corvônia. A corvônia é um material duro, resistente e de aparência rochosa, negra, geralmente usado quando as construções precisam ser resistentes - a forma como é visto arquitetonicamente, contudo, varia de cidade para cidade. Tal qual os hexagonais, octogonais irregulares também não funcionam ou possuem efeito limitado. Sua incidência é desigual: é muito comum no norte de Heelum, mas raro no sul.

Cubos

Os cubos também influenciam materiais, transformando-os.

  • Cubo Azul-escuro Translúcido, também conhecido como Cubo-anil - Transforma ferro em aço. É um processo, portanto, mais rápido que a forja. O cubo-anil é abundante em Heelum.
  • Cubo Amarelo Opaco - Transforma aço em ferro novamente. É pouco comum.
  • Cubo Laranja e Verde Translúcido - Quando usado para criar uma arma, causa uma espécie de integração entre a arma e o usuário. Este é um minério raríssimo que surgiu perto dos Al-u-bu-u-na e que eles, sob orientação de Al-u-bu-u-na, souberam usar e conservar como segredo.

Uso

Assim como o minério octogonal, os cubos funcionam mediante fricção com o material.

Esferas

As esferas possuem funções e métodos de ativação diversos.

"Cada um tomou suas posições atrás de um fio que pendia do teto, segurando à altura do peito de cada músico um minério de som, que tornava mais alto o volume do que eles cantassem ou tocassem. Minérios de som eram esféricos, negros e opacos, além de raríssimos: controlados pelas agências de música e casas de shows, era praticamente impossível comprar um para uso pessoal. Leila, Leo, Fjor e Beneditt esfregavam com as mãos as esferas. Dali em diante o que quer que falassem seria ouvido desde a porta do Colher." - A Aliança dos Castelos Ocultos, Capítulo 6

  • Esfera Bronze Opaca, também conhecida como Esfera de Bronze - Cria ilusões sensoriais para qualquer ser que olhe para a direção influenciada. Ela é ativada ao ser quebrada, e depende da manipulação de quem a quebra. É rara, e fortemente controlada pelas instituições governamentais de cada cidade.
  • Esfera Vermelha Opaca, também conhecida como Esfera de Fogo - Quando jogada no meio de uma quantidade razoável

de seres, gera uma composição musical - cujos sons são semelhantes aos sintetizadores deste mundo - influenciada pelos gostos e humores dos seres na área de influência da esfera. É abundante, e a base de uma nova forma de música, diferente da tradicional e do rock.

  • Esfera Amarela Translúcida, também conhecida como Esfera do Sol - Impermeabiliza, temporariamente, uma determinada área. Ativada quando friccionada contra o objeto a ser impermeabilizado. No processo, é gasta, acabando-se

totalmente. É comum.

Pentagonais

Os minérios pentagonais geram ou influenciam a luz. Um pentagonal de uma única cor (exceto cinza), sendo opaco, cria uma luz da própria cor. Quanto mais frio, maior é a luminosidade; quando fica mais quente, a luz vai diminuindo até que se apaga completamente com uma presença maior de calor.

O Pentagonal Cinza Opaco, por sua vez, enfraquece a luz, escurecendo uma determinada região ao redor da área de ativação, o que é feito mediante pressão (na palma da mão, por exemplo, ou ao pisar no minério).

Efeitos do surgimento dos minérios

Os minérios causaram uma profunda transformação na sociedade. Da música à arquitetura, passando pelo teatro, pela mudança na relação de forças entre as cidades, o estímulo ao comércio e a geração do Debate do ouro, muitas coisas sofreram modificações. Isto será abordado, contudo, em um outro artigo, na seção da História de Heelum.