Lista de técnicas dos bomins (Controlados)

De Wiki Petercast
Ir para navegação Ir para pesquisar
A versão imprimível não é mais suportada e pode ter erros de renderização. Atualize os favoritos do seu navegador e use a função de impressão padrão do navegador.
Esta página foi transcrita literalmente a partir da versão anterior do Neborum Online e precisa ter seu conteúdo adaptado para o formato de wiki.

Aqui está compilada uma lista de técnicas mágicas executadas pelos magos bomins. A lista não é exaustiva, e apresenta apenas as técnicas explicitamente mencionadas ou mostradas nos livros e capítulos extras; ela não lida com possíveis técnicas, ou técnicas que são apenas implicitamente mencionadas, sem uma certeza narrativa de que de fato ocorreram.

Vontades físicas (várias técnicas)

O que causa: Vontade de fazer algo específico com o corpo - sentar, levantar, erguer o braço, correr, andar, etc.

Como se faz: Não é especificado.

Exemplos: Em conjunção com outras técnicas, foi executada por Tornero, sobre Lamar, no [sc name="cap1long"]. Foi também possivelmente usada (no sentido de que alguma técnica certamente foi usada, mas não se sabe se foram estas) por Tornero contra Enrita, além de contra qualquer pessoa que prestasse atenção em Byron, no [sc name="cap34long"].

Ver também: Cansaço. Instabilidade geral do corpo.

Pressa

O que causa: Uma ansiedade específica que incentiva a pressa.

Como se faz: Não é especificado.

Exemplos: Em conjunção com outras técnicas, foi executada por Tornero, sobre Lamar, no [sc name="cap1long"].

Cansaço

O que causa: Sensação geral de cansaço e estafa.

Como se faz: Não é especificado.

Exemplos: Em conjunção com outras técnicas, foi executada por Tornero, sobre Lamar, no [sc name="cap1long"].

Ver também: Instabilidade geral do corpo.

Riso

O que causa: Vontade de rir.

Como se faz: Não é especificado.

Exemplos: executada por Tornero sobre alunos de Lamar no [sc name="cap1long"].

Raiva

O que causa: Provoca a cólera nos controlados.

Como se faz: Não é especificado.

Exemplos: Em conjunção com outras técnicas, foi executada por Tornero, sobre Lamar, no [sc name="cap1long"]. No Volume II, Tornero a repete, dessa vez em Alice.

Conforto

O que causa: Faz com que a pessoa se sinta abraçada, confortada.

"(...) Vocês vão se concentrar em enviar para o seu par um sentimento de conforto, c-como se vocês fossem… Dar um abraço nele (...)" Lamar, no [sc name="cap1long"].

Como se faz: Não é especificado.

Exemplos: Executada por Tornero, fazendo Lamar pensar que fora executada por alguns de seus alunos, no [sc name="cap1long"].

Ver também: Calma.

Emergência de um perigo

O que causa: Faz com que alguém intua que uma pessoa, alguém muito próximo e querido, está em perigo.

Como se faz: É preciso que a pessoa que "estará em perigo" esteja de alguma forma representada na Sala Verde do controlado. Essa representação (na forma de retratos, desenhos, menções, etc) deve ser de alguma forma danificada, mas não apagada ou extraída da sala.

Exemplos: Os filinorfos liderados por Hiram pretendem fazer com que Hourin sinta-se assim em relação à própria filha no [sc name="cap12long"].

Instabilidade geral do corpo

O que causa: faz com que o controlado tenha problemas respiratórios, tontura, entre outros.

"Byron, ainda correndo, ergueu a mão aberta em direção aos portões do pequeno castelo. O cadeado explodiu. Tornero e Gisell pararam um pouco antes disso e, ajoelhados com as duas mãos no solo, abriam com tremores de terra um rasgo cada vez maior no chão. Byron atravessou a linha que lentamente separava o castelo de Leonardo dos outros; levantou o braço uma vez mais e a tranca cedeu. Uma lufada de vento escancarou a porta. Gisell e Tornero levantaram-se e um terremoto de grande escala começou a balançar as estruturas daquele novo pedaço de terra que flutuava, cada vez mais distante, apartado deles mesmos por um literal abismo. (...) Leonardo sentiu-se zonzo e imediatamente caiu para frente, apoiando as palmas das duas mãos na mesa. Começou a tossir e a piscar os olhos compulsivamente, arqueando-se para a frente com traços de pânico na mandíbula trêmula." [sc name="cap23long"].

Como se faz: É uma técnica que se faz do lado de fora do castelo, mas ainda precisa que a segurança do castelo tenha sido comprometida de alguma forma - que a porta do castelo seja aberta, por exemplo. Deve-se trabalhar com a terra, abrindo abismos em Neborum que isolem o castelo numa espécie de "ilha".

Os problemas com a técnica são muitos: usá-la contra magos deixa o executor da técnica vulnerável demais, pois ela tem efeitos óbvios e o executor precisa estar parado do lado de fora do castelo (vulnerável contra vários tipos de contra-ataque). Além disso, se apenas um mago a executa, ela é demorada e requer bastante energia.

Exemplos: Tornero e Gisell realizam a técnica juntos contra Leonardo no [sc name="cap23long"].

Ver também: Cansaço. Dor.

Calma

O que causa: Estimula a calma e a tranquilidade.

"Tornero vira Byron dentro do próprio castelo, por detrás de uma coluna, mas o deixou trabalhar sem interrupções. Sua fúria contrastava com a regozijante paz que começava relutantemente a tomar conta dele. Sua mente lhe ditava razões para odiar seu próprio mestre, mas sentia como se o sangue se tornasse um fluido refrescante, pulsando de forma a relaxar cada parte do corpo, contradizendo sua razão." [sc name="cap14long"].

Como se faz: Não é especificado.

Exemplos: Byron acalma Tornero no [sc name="cap14long"]. Byron também ordena que Tornero use a técnica em Enrita no [sc name="cap34long"].

Ver também: Conforto.

Desespero

O que causa: Causa angústia e tristeza nos mais variados níveis.

"Ouviram outra voz feminina chorar, e um homem próximo a ela na prática que faziam também começou a estreitar os olhos e soluçar, ajoelhando-se ao chão." [sc name="cap35long"]

Como se faz: Não é especificado.

Exemplos: Executada por Tornero sobre alunos de Lamar antes da prisão do alorfo no [sc name="cap35long"].

Dor (várias técnicas)

O que causa: Provoca dor em várias partes do corpo.

"Elton sentiu a pressão no corpo afrouxar quando Narion caiu no chão, contorcendo-se de dor com as mãos por cima do abdômen." [sc name="cap45long"]

Como se faz: Não é especificada uma lógica geral, mas para a dor de cabeça é preciso incendiar a sala no topo da torre mais alta do castelo - ou, no caso de um castelo sem torres, a sala mais alta (ou uma dentre as mais altas) do castelo.

Exemplos: Elton, membro do Conselho dos Magos, faz com que Nariomono sinta dor na barriga no [sc name="cap45long"].

Ver também: Instabilidade geral do corpo.

Covardia

O que causa: Uma espécie de medo que estimula a subordinação e a obediência.

"Byron caminhou tranquilamente em direção a Francesco, que desviou o olhar ao perceber o aumento na própria temperatura; sua pressão disparara, descontrolada. Byron se perguntava, por diversão, se precisaria ser um mago para causar aquele tipo de efeito — se não conseguiria apenas por sua autoridade e figura deixar o policial arisco, dotá-lo de passos vacilantes, enredá-lo em indecisão e temeroso respeito." [sc name="cap48long"]

Como se faz: Não é especificado.

Exemplos: Byron domina o chefe de polícia de Prima-u-jir no [sc name="cap48long"].

Foco em alguém

O que causa: Faz com que alguém sinta-se bem com alguém em especial, em variados níveis, o que geralmente tem um efeito um tanto preculgo de fazer a mente da pessoa se ocupar com boas memórias e perspectivas em relação à dada pessoa.

Como se faz: É preciso entrar na Sala Verde e criar retratos de alguém, fazendo com que então esse alguém passe a ser "querido" pelo dono da sala.

Exemplos: É essa a técnica que Anabel ensina para Tadeu como sendo capaz de fazer alguém se apaixonar por outra pessoa no [sc name="cap55long"] - e é também, é claro, a técnica que ela mesma usou com Gustavo, e que Tadeu acaba usando com Amanda.