Inasi-u-een (Controlados)

De Wiki Petercast
Ir para navegação Ir para pesquisar

Inasi-u-een é uma cidade da região noroeste de Heelum. Sua jir central se localiza em terras geladas no litoral do Mar Troina, e a cidade possui uma fortaleza ao sul. Em na-u-min, Inasi-u-een significa "cidade do gelo".


Pronúncia do nome da cidade ("Inaciuin")

Fundação e Segunda Aurora[editar]

Inasi-u-een em detalhe dos mapas do livro.

Inasi-u-een foi fundada durante a Aventura do Norte, a partir de colonizadores que em grande parte incorporavam filosofias militares de Rirn-u-jir e Imiorina. Logo uma cultura bastante tradicionalista se desenvolveu - a ponto, inclusive, de haver uma secreta re-instituição da troca de luz entre os moradores. Eles ficaram conhecidos por seu apego ao fabrico e uso dos machados tanto para fins marciais quanto práticos; o uso da madeira na construção e na vida em geral (afinal, a região é gélida) tornou-se também uma marca da cidade.

A Segunda Aurora não atingiu Inasi-u-een com tanta força; estando em condições ambientais únicas, eles não dependiam tanto do conhecimento e da cooperação com outros grupos humanos para subsistência e sobrevivência. Ainda assim, o lugar esteve bastante disposto a reatar laços com outras cidades, ajudando a construir a rede de estradas do Noroeste e também restabelecendo o comércio com Dun-u-dengo.

Estas ligações, contudo, não duraram muito em toda sua força; Inasi-u-een manteve-se fiel a valores tradicionalistas, dando grande importância em especial a costumes culturais e a lealdade. Nesse sentido, a revolução sexual e a pouca democratização política fez com que Jinsel fosse vista com extrema desconfiança (e, pelo primeiro motivo, também Novo-u-joss); além disso, o florescimento de Dun-u-dengo levou à impressão, por parte dos moradores de Inasi-u-een, de que em Dun-u-dengo as pessoas eram basicamente "arrogantes". Logo relações comerciais era tudo que havia entre as cidades da região.

Da Terceira Aurora à Aurora da União[editar]

Inasi-u-een sofreu pouca turbulência em relação ao surgimento dos minérios e da magia (comparado a outras cidades), mas as doenças da noite foram particularmente cruéis. A cidade foi um dos primeiros redutos dos bomins que executaram planos para lidar com as doenças.

Foi durante a Aurora da União, contudo, que a opinião dos cidadãos de Inasi-u-een começou a mudar em relação aos magos. Entendendo certas atitudes e determinados arranjos como medidas emergenciais em relação às doenças da noite, uma população apegada à tradição entra em conflito com aqueles que buscam impor novas regras e dinâmicas à cidade de gelo. O exemplo de Ia-u-jambu é particularmente inspirador para a cidade, alimentando assim a disputa de poder - que vai ser decidida com mais firmeza ao longo das Guerras Modernas.

Guerras Modernas[editar]

Inasi-u-een foi decisiva durante a Primeira Guerra Moderna ao enviar forças contra o governo de Mosves em Prima-u-jir. Durante a <a href="http://seriecontrolados.com.br/no/historia-de-heelum/segunda-guerra-moderna/">Segunda Guerra Moderna</a> foi novamente uma força importante ao compor a esquadra que atacou Al-u-tengo.

Os ataques de Napiczar sequer ganharam qualquer tração na Terceira Guerra Moderna, especialmente porque ao longo das duas houve um grande movimento cultural contra os magos. O entendimento de que alguns indivíduos podem possuir grande poder mágico (virando, assim, ameaças à segurança e independência de Inasi-u-een) deu início a um treinamento específico, dentro da família de mestres, que preparasse certos guerreiros para lidar com o surgimento de um novo governor.

Acontecimentos do segundo livro[editar]

Cuidado! Você pode sofrer spoilers para o Volume 2 da Série Controlados se continuar a ler! Para ler o segundo volume da Série Controlados, é gratuito: leia online ou baixe o livro em PDF ou ePub neste link.

Em A Guerra da União, Inasi-u-een declara-se imediatamente contrária ao Conselho dos Magos. O mestre da cidade, Harald, envia seu filho, Mairaden, para a guerra com o objetivo paralelo de encontrar o governor da vez e matá-lo.

Em termos militares, a cidade praticamente esvazia a infantaria em sua cidade para ir à luta no centro do continente. No mesmo dia em que são derrotados (quase a propósito) na Batalha de Enr-u-jir, travam a Batalha Naval de Inasi-u-een, defendendo-se da esquadra combinada de Jinsel e Dun-u-dengo. Apesar dessa conquista, menos de dez dias depois a cidade sucumbe a um ataque combinado e maciço por mar e por terra (a Batalha de Inasi-u-een).

Capítulos com a cidade como cenário[editar]

  • Volume I
    • A cidade não é cenário de nenhum capítulo no Volume I
  • Volume II
🗺 Você está navegando pela Wiki Petercast! Há várias subwikis, e portanto não se confunda: para voltar à página principal do Neborum Online, clique no link do submenu Neborum Online na barra à esquerda!