Dun-u-dengo (Controlados)

De Wiki Petercast
Ir para navegação Ir para pesquisar

Dun-u-dengo é uma cidade da região noroeste de Heelum cuja jir central está localizada na foz do Rio Sinuoso. Uma das mais prósperas do continente, suas jirs ocupam um grande território banhado pelos mares Noroeste e Troina e irrigado também pelos rios Oeste e Noroeste. A cidade possui duas fortalezas, a Leste e a Oeste. Em na-u-min, Dun-u-dengo significa "brilho distante".


Pronúncia do nome da cidade

Fundação e Segunda Aurora[editar]

Dun-u-dengo em detalhe dos mapas do livro.

Dun-u-dengo foi a penúltima cidade de Heelum a ser fundada. Sua criação se deu no contexto da Aventura do Norte, com uma jovem população de Rirn-u-jir colonizando-a. A cidade logo ficou conhecida pela descoberta de ouro na Península Macaco, matéria que foi logo posta a uso pela nascente urbanidade. Até o final da Primeira Aurora Dun-u-dengo era uma potência militar e tecnológica, especialmente considerando sua região; uma cidade de aventureiros que se assentaram em um excelente local e souberam aproveitar e reclamar os recursos adjacentes de forma bastante produtiva.

A abundância de território foi decisiva para o contínuo sucesso da cidade em diversas ocasiões, a primeira delas a fase solitária da Segunda Aurora. A cidade se tornou autossuficiente rapidamente, ainda que tenha trabalhado sem maior demora para restabelecer laços, especialmente comerciais, com as cidades vizinhas. As rotas marítimas para Inasi-u-een eram frequentes, e logo estradas para Jinsel, Inasi-u-een e Novo-u-joss foram construídas. O desenvolvimento foi tamanho que Inasi-u-een e Jinsel, por exemplo, começou a enfraquecer suas relações com quem já considerava pessoas arrogantes, com tendências imperiais, o que não impediu Dun-u-dengo de permanecer em posição de liderança em termos de organização comercial na região noroeste.

Da Terceira Aurora à Terceira Guerra Moderna[editar]

As características de Dun-u-dengo a colocaram na posição de defender, em toda Heelum, a adoção de um sistema de trocas indireto, monetário, tendo por base o ouro. A grande batalha política da Terceira Aurora foi, assim, o Debate do ouro.

Ao longo das eras, e especialmente com a adoção preliminar em maior escala do sistema de posse individual, a posição de Dun-u-dengo só se fortaleceu. Cresceu e, durante a época das doenças da noite, foram seus magos que deram o pontapé inicial para a fundação dos bomins. A cidade foi, inclusive, o "teste" primeiro da estratégia mágica, caso de relativo sucesso que motivou sua replicação por toda Heelum.

Apesar disso, Dun-u-dengo nunca exerceu grande pressão militar ou cultural sobre outras cidades, em especial suas vizinhas. Pelo contrário; muitos dos gostos populares foram importados, sejam eles relativos à revolução sexual de Jinsel, ao rock de Novo-u-joss ou à austeridade de costumes de algumas das jirs mais próximas a Inasi-u-een.

A própria "política externa" da cidade ao longo das Guerras Modernas agiu no sentido de lutar contra um governor apenas durante a Segunda Guerra Moderna, em que uma armada atacou as forças de Fennvir pelo Norte.

Acontecimentos do primeiro e do segundo livro[editar]

Cuidado! Você pode sofrer spoilers para o Volume 2 da Série Controlados se continuar a ler! Para ler o segundo volume da Série Controlados, é gratuito: leia online ou baixe o livro em PDF ou ePub neste link.

Desde o início da Guerra da União Dun-u-dengo se posiciona ao lado do Conselho dos Magos. Em seguida, recebe ordens de marchar contra Inasi-u-een.

O primeiro confronto entre as cidades se dá no dia 14 de Kerlz-u-sana - a Batalha naval de Inasi-u-een - e a cidade do gelo faz correr os invasores (dentre eles, também alguns navios de Jinsel). As tropas terrestres, contudo, que demorariam mais tempo a chegar, obtiveram uma vitória significativa dois dias mais tardes contra as forças de Novo-u-joss na Batalha da emboscada na Floresta Inasi. No dia 21, novamente junto a Jinsel, Dun-u-dengo luta por terra e mar na Batalha de Inasi-u-een, finalmente conquistando a cidade.

Capítulos com a cidade como cenário[editar]

  • Volume I
  • Volume II
    • A cidade não é cenário de nenhum capítulo no Volume II
🗺 Você está navegando pela Wiki Petercast! Há várias subwikis, e portanto não se confunda: para voltar à página principal do Neborum Online, clique no link do submenu Neborum Online na barra à esquerda!