Como é o processo de escrita da série Controlados? (Controlados)

De Wiki Petercast
Ir para navegação Ir para pesquisar

O processo de escrita da série envolve papéis e caneta, o computador (com vários softwares diferentes), além de jogos e batatas.

Como dito pelo autor em uma entrevista ao Meu Mundinho Fictício:

4. Como funciona seu processo criativo?

R.: Ele envolve batatas.

Tem a ideia, aí vai pra uma série de anotações e rabiscos (em geral em papel, com caneta), depois tudo é sistematizado no computador. Anoto possíveis desenvolvimentos, crio um esqueleto (resumos) das partes (capítulos, parágrafos, etc) e vou preenchendo os esqueletos com texto de verdade, de repente mudando uma coisinha aqui ou ali, ou decidindo o miolo enquanto escrevo, e aí vêm os retoques finais. É preciso também que outras pessoas leiam essa versão inicial. Minha namorada tem feito isso pra mim e ela é ótima!

Eu pus isso em prática com os meus dois livros, mas no caso das ideias engavetadas elas estão presas agora à sistematização do computador – e aí cada vez que eu as revisito eu adiciono alguma coisa, mastigo de novo os pedaços, enfim. Outra coisa desse processo, nas vezes em que foi posto em prática, foi uma repentina certeza do que precisava ser feito. Não é como essas histórias engavetadas; com M10 e com Controlados eu sabia, instantaneamente e de uma vez só, o que tinha que acontecer, e a partir disso eu parti pra cima da história vorazmente.

No plano mais microscópico a coisa geralmente vem em torrentes. Escrever e escrever e escrever, e quando atingir algum problema fazer uma mais-longa-do-que-queria-admitir pausa que envolve caminhadas pela sala, pelo quarto e pela cozinha pensando e repensando o problema até encontrar uma solução. E aí é abrir a barragem de novo e o texto costuma rolar como uma cachoeira... Até o próximo dilema narrativo.

Ah, e essa pausa geralmente inclui sentar e jogar algum jogo (Tetris, Campo minado, o jogo pra Android 7x7 e o Paciência Spider, entre outros, me fazem “pôr as ideias no lugar”) ou caminhar jogando alguma coisa vagamente esférica de uma mão pra outra. Nas últimas semanas descobri que as batatas são ótimas pra isso.

Planejamento geral

A maioria dos papeis relativos à série são guardados em uma pasta específica:

Pasta de documentos da série.

A sistematização é feita em vários arquivos que vão sendo reunidos a uma "árvore" principal de arquivos LaTeX já divididos nos capítulos da obra. Os capítulos vão sendo pensados e repensados também conforme uma sincronização cronológica básica entre as diferentes histórias - para isso uma planilha no programa Spreadsheets, do LibreOffice, é usada:

Planilha com a ordem cronológica dos capítulos.

O editor de texto Kate é o favorito do autor para trabalhar com a história:

Editor de texto Kate

Jogos

  • Tetris, jogado geralmente em sua encarnação feita para o Gnome (chamado Quadrapassel)
  • Campo Minado e Paciência como encontrados nos programas para Gnome (Mines) e para KDE (KPatience)