Como foi o processo de criação da capa de “A Aliança dos Castelos Ocultos”? (Controlados)

De Wiki Petercast
Ir para navegação Ir para pesquisar

O primeiro conceito, por parte do autor apenas, para a capa centrava na dualidade dos mundos na trama da série. A ideia era mostrar em uma metade a metade do corpo de Desmodes em alguma sala do Conselho dos Magos, e, na outra metade da capa, metade de seu castelo. A diferença de cenários, perfis e até mesmo perspectivas (o ângulo do castelo seria mais rente ao chão) geraria um contraste interessante.

Primeiro rascunho da capa, desenhado pelo autor.

O conceito foi apresentado a alguns candidatos a ilustrador que contatei após uma breve procura na internet. No retorno dos contatos ficou claro que não era uma ideia muito equilibrada. Um rascunho que veio como contra-proposta por parte de um dos profissionais contatados foi este:

Este foi um rascunho proposto por um dos ilustradores considerados.

As propostas foram muito boas e havia possibilidades interessantes em jogo (além da mencionada acima). No entanto, fiquei sabendo que um colega meu de SCAM (grupo de artes marciais históricas europeias de Florianópolis), Lucas Machado, ilustrava. Após uma rápida conversa falamos sobre a possibilidade de uma parceria. Após um brainstorm e um reconhecimento das preferências artísticas entre nós ficou evidente para mim que ele era perfeito para a tarefa.

Começamos então a ter outras ideias. Algumas outras versões da capa foram as seguintes:

Algumas ideias que iam sendo desenvolvidas.

Esse foi um rascunho feito por mim para ilustrar o que eu achei que seria uma ideia interessante - retrabalhando o primeiro conceito, que envolvia dualidade, mas apresentada de uma forma diferente:

A partir de toda a discussão surgiu este rascunho (feito pelo autor), que acabou originando a capa.

A partir disso chegamos a uma versão mais familiar...

O péssimo rascunho do autor foi transformado pelo ilustrador em um rascunho muito melhor - e, a seguir, em uma capa.

... E então à versão final. Quando ela ficou pronta foi preciso fazer uma capa completa (incluindo lombada e contra-capa). A ideia era o minimalismo: dar destaque à ilustração de capa, manter a atenção no cerne, na premissa da história, e contar com uma estética simples e que pudesse ser seguida de forma consistente ao longo dos 5 livros da série. Nesse sentido, a inspiração foi um clássico que serve de grande inspiração também em termos de conteúdo: a mais recente edição de "O Senhor dos Anéis" pela editora Martins Fontes.

Edição recente de Senhor dos Anéis serviu de inspiração pro causa de seu minimalismo clássico.
Edição recente de Senhor dos Anéis serviu de inspiração pro causa de seu minimalismo clássico.

A Bookess, editora sob demanda online inicialmente escolhida para a distribuição do livro, não costumava vender livros com orelha - mesmo que o site permitisse sua visualização. A orelha foi, assim, deixada em branco. Ao pedir os primeiros exemplares da obra, constatei que as orelhas vinham de verdade - ficaram, pois, vazias.

Versão física do livro com orelha desdobrada.

Foi preciso pensar a lombada em particular porque como é ela que vai aparecer com proeminência nas estantes é preciso manter a consistência ao longo dos 5 volumes. O símbolo da série, o "C" de Controlados, foi posto no topo da lombada, preenchendo-a por inteiro. O número do volume, o título e o autor integram o resto do espaço branco.

Livro em pé, com parte de trás e lombada à mostra.

Após reimpressões em outras gráficas, e após a ciência de que os livros vendidos na Bookess continham, enfim, orelhas, a capa foi retrabalhada para respeitar melhor margens de erro nas dobras em relação à lombada e para incluir informação extra sobre a sinopse nas orelhas:

Capa com a lombada reconstruída e as orelhas preenchidas.